O que é a rota das emoções?

O que é a Rota das Emoções?
Maranhão, Piauí e Ceará pela praia incluindo Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara
Previous
Next

Imagine fazer um roteiro que inclui o melhor do litoral de 3 estados, os Lençóis Maranhense, o Delta do Parnaíba e a badaladíssima praia de Jericoacoara, e tudo na mesma viagem!

Pois fique sabendo que isso é possível e se chama rota das emoções é um percurso em torno de 900 km , feitos em jipes quatro por quatro , jardineiras , lanchas e balsas, entre estradas, dunas e a Beira Mar de praias fantásticas e estonteantes.

Nós preferimos fazer esta rota começando no Maranhão e terminando no Ceará pela logística do passeio de barco no delta do Parnaíba, mas isso não impede de a rota ser feita no sentido do Ceará ao Maranhão.

O nome rota das emoções é um projeto criado pelo Sebrae com o objetivo de fomentar o turismo nesse trecho do litoral. Não existe uma maneira única de fazer este roteiro, assim que você pode gastar de cinco dias o que é considerado pouco a uma semana ou muito mais, dependendo do que quer conhecer e quanto tempo quer ficar em cada lugar

Esse tipo de Roteiro não dá para você pegar seu carro e fazer por conta própria já que muitos trajetos são pela beira da praia, dunas e trilhas sendo necessário , alem de veículos especias, ter motoristas conhecedores do caminho e experientes em manejar os veículos neste tipo de terreno

O Ideal é você contratar um pacote com tudo já organizado.

Com a ideia do que vai fazer em cada lugar, você vai tranquilo com a certeza de que vai realizar todo o roteiro com o segurança.

A melhor Época do ano para fazer esta viagem é do final de maio até o final de setembro, isso por causa de um dos trajetos do roteiro , que são os lençóis maranhense.

É nesse período do ano que as dunas estão com as suas lagoas cheias, já fora deste período , as águas baixam de nível e não vamos encontrar os lençóis como vemos nos cartões postais.

Existem inúmeros locais que podemos visitar durante as rotas das emoções mas alguns aconselhamos para uma segunda viagem , como Tutóia, Barra Grande, Chaval , Barroquinha, Atins e Santo Amaro, mas aqui vamos ao “rota” mais tradicional, em um roteiro de uma semana e para quem faz pela primeira vez.

Preparação e cuidados para a aventura
A “rota das emoções” não é um passeio como outro qualquer, temos que ir preparados para o que vamos encontrar, como muitas estradas de areia carros que comportam pouca bagagem, muito sol, mar , rios e lagoas

Assim que para esta viagem, não se pode levar uma mala grande, somente malinhas pequenas, e como máximo, de uma bolsa de mão extra, já que tudo tem que caber dentro ou em cima dos Jeeps que farão nossos traslados de um local a outro por dunas e pela beira do mar.

Se prepare psicologicamente para a sua mala poder ir em cima do jeep, oque pode acontecer por questões de espaço, mas nao se preocupe, ela vai coberta e é muito bem tratada pelos jipeiros.

Mas igualmente você não vai precisar de muita roupa, já que os locais visitados são bem despojados e o clima é muito agradável; Não esqueça de levar chapéu, toalha e protetor solar, e não leve sapato de salto alto, já que na maioria dos lugares em você vai andar é de areia fofa.

Alguns veículos são preparados especialmente para esta aventura, como as jardineiras que saem de Barreirinhas para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhense, para subirmos nelas, que ficam em uma altura um pouco mais elevada, exige um certo esforço.

E não é aconselhável este roteiro para os quem tem problemas fortes de coluna, já que esses veículos se movimentam muito quando vão pelas trilhas.

Já o jipes que fazem os trajetos entre as localidades são bem confortáveis e com ar-condicionado, não esqueça que eles também vão pela areia!

De são Luís a Barreirinha ou de Jericoacoara a Fortaleza o trajeto podem ser feitos em ônibus, microônibus ou vans, pois são trajetos que podem ser feitos pela rodovia.

Com tudo isso sendo levado em consideração, vamos ao roteiro!

Dia a Dia da Aventura

Maranhão

  • Primeiro dia
    A maioria dos voos pousam em São Luís, E o ideal é você colocar pelo menos um pernoite na capital do Maranhão, caso aconteça algum imprevisto com o seu voo, assim você pode sair bem cedo com destino a Barreirinha no dia seguinte, e já aproveitar a tarde deste dia para o primeiro passeio nos lençois.
    Se você tem mais tempo ,pode colocar mais noites em São Luís pois a capital do Maranhão tem muitos atrativos , mas caso a rota seja o seu foco, e você fique somente um pernoite, é aconselhável conhecer o centro histórico da cidade, com seu casario de azulejos, é algo imperdível.
  • Segundo dia
    Quanto mais cedo você sair de São Luís para Barreirinhas, que a cidade porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, melhor, já que são em torno de 4h00 de viagem, e chegando em Barreirinha na hora do almoço você pode sair pela tarde com as jardineiras para ter o primeiro contato com as belezas naturais dos Lençóis, assistindo a um fantástico por do sol em uma de suas lagoas, e assim aproveita melhor o dia. A jardineiras sao abertas, assim que cuidado para nao perder seu chapéu para o vento!
  • Terceiro dia
    Neste dia o ideal é um passeio de dia inteiro de “voadora” (é como chamam a lancha por lá) pelo Rio Preguiça, para conhecer os vilarejos as margens deste importante rio dos Lençóis, como Vassouras, onde se encontram os pequenos lençóis, são dunas e lagoas de menor porte que os Grandes Lençóis que você viu no dia anterior, e os habitantes locais que são os macacos pregos que vivem soltos na região. Almoçar em Caburé que fica quase na desembocadura do Rio Preguiça e você pode tomar tanto banho de mar aberto como de rio, e fazer passeios de quadriciclo a beira mar,
    Depois a voadora te leva ao simpático povoado de Mandacaru, onde os habitantes são só sorrisos e existe um farol que é o símbolo do local. Tudo isso se deslocando em lanchas!
    Se você ficar mais noites em Barreirinhas, existe a possibilidade também de conhecer o povoado de Marcelino onde eles fazem artesanato com a palha da carnaúba a casa de farinha e também com uma flutuação em boias no delicioso rio formiga

Piauí

  • Quarto dia
    É hora de pegar a estrada e entrar no estado do Piauí , para conhecer o delta do rio Parnaíba, em mais um passeio de lancha para desbravar um dos maiores deltas do mundo! O rio Parnaíba percorre 1450 km até desembocar no oceano Atlântico, abrindo-se em cinco braços de RIO e envolvendo 73 ilhas fluviais, e é esse trecho final do rio que nós cfaremos o nosso passeio. Lá também há dunas a beira mar , e uma das ilhas fluviais foi escolhida pelas aves Guarás como dormitório, e ao final de cada tarde, nós podemos presenciar uma revoada de pontinhos vermelhos no céu buscando o seu espaço de descanso nas arvores desta ilha, um espetáculo único!
    Nesse dia é aconselhável dormir na cidade de Parnaíba e aproveite a oportunidade para degustar a iguaria mais típica da região, chamada torta de carangueijo!

Ceará

  • Quinto dia
    Já é hora de deixar o Piauí com destino ao Estado do Ceará!
    Chegando a Camocim, cruzamos em balsa o rio Coreaú onde a partir daí podemos esquecer o asfalto, pois vamos por dunas, lagoas e beira-mar até a charmosa, vila de Jericoacoara. No caminho podemos parar em uma das lagoas no meio das dunas para banho, e conhecer o singular cemitério de manguezais na praia de mangue seco. Se possível tente conhecer a barraca do Didi , ela é itinerante, pois conforme o nível das lagoas vai mudando a barraca também vai mudando de lugar, e tem um cardápio ao vivo onde você escolhe na bandeira o peixe fresco que será preparado para o seu almoço!
    Seu jipeiro com certeza saberá a localização dela no momento.
  • Sexto dia
    É o momento de conhecer as belezas naturais da região da vila de Jericoaquara, E tem muita coisa para conhecer! Como a pedra furada a árvore da preguiça e suas belíssimas lagoas como a lagoa do Paraíso Lagoa do Coração, Lagoa Torta , Lagoa Azul, Lagoa da Pinguella e agora o must do momento que é o Buraco Azul, um lago com um azul turquesa extremamente profundo, que na realidade fica em Caiçara. Não tente fazer tudo isso em um dia só, pois você assim não aproveita nada!
    Caso queira fazer todas as opções que eu falei aqui, tem que ficar como um mínimo de dois dias inteiros em Jeri. Se for ficar um dia só, escolha apenas duas lagoas para visitar, e no caminho veja a arvore e a pedra. No fim da tarde as pessoas se reúnem em uma duna ao lado da vila para assistir ao pôr do sol e a duna tem seu nome justamente por esse hábito local, a Duna do Por do Sol. A noite a vila se enche de luz e cor com inúmeros restaurantes bares e lojinhas abertos para o nosso desfrute, alguns inclusive com música ao vivo, não deixe de experimentar o camarão no abacaxi.
  • Sétimo dia
    Neste dia, muitos que fazem o roteiro em uma semana saem direto de Jericoaquara para o aeroporto de Fortaleza, isso eu não aconselho, pois existem muitas praias entre Geri e Fortaleza que vale a pena serem conhecidas!
    E como a distância de Geri a Fortaleza são em torno de quase 5h00 de viagem, é bom fazer esse trecho com calma, para não ser tão cansativo e aproveitarmos melhor o trajeto, sem contar que é mais seguro por causa dos horários dos aviões saindo do aeroporto. No caminho, se você ainda está em jeep, conheça a praia de Flecheiras e Lagoinha, inclusive Lagoinha pode ser uma opção de pernoite no lugar da capital Fortaleza.
    Existem voos saindo de Jericoacoara para o aeroporto de Fortaleza, mas são poucas opções e custam muito mais caro que os trajetos rodoviários.
  • Oitavo dia
    Hora de voltar para casa não esqueça que tem que estar no aeroporto 3h00 antes da decolagem do seu voo.

Espero que tenha gostado de saber como é a rota das emoções!

Nós da Voyager Viandar fazemos esse roteiro todos os anos, dentro do melhor período das águas das lagoas dos Lençóis Maranhense, e escolhemos os hotéis para ficar a dedo!

Além dos de jipeiros, há um guia acompanhando a turma durante toda a viagem, e ele fica à sua disposição tanto de dia como a noite para te dar as melhores dicas e organizando tudo para que você só esquente a cabeça em se divertir!

Siga o nosso blog para mais dicas !

Ficou alguma dúvida?

ONDE ESTAMOS

ENVIE UMA MENSAGEM

O que é a rota das emoções?

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *