Clique aqui para obter sua versão para impressão

Oktoberfest

A cidade de Blumenau, localizada em Santa Catarina, por si só já é uma graça de cidade, tanto o clima, quanto as paisagens, já nos remetem a sensação de estar fora do Brasil. Associada a grande Oktoberfest é realmente como viajar para outro lugar, afinal a é a maior festa alemã do Brasil. A festa encanta a todos com tanta gente, variedade de comidas típicas, cervejarias e muito trajes típicos.

Em relação aos trajes as mulheres usam o famoso Dirndl, um vestido tradicional com corpete, saia, avental e blusa; e os homens usam  Lederhose (português: “calça de couro”), que é na verdade uma bermuda curta ou até a altura do joelho e que é  usada com suspensórios. É exatamente o que deixa a festa mais especial, todos vestidos com trajes típicos, criando uma atmosfera diferente do que estamos acostumados.

Como surgiu o Oktoberfest e o que ele realmente significa?

A história começa em 1810 na Alemanha, quando o rei Luis I casou com a princesa Tereza Saxônica no dia 12 de outubro e fizeram uma grande festa, porém essa, nem cerveja tinha, afinal era uma bebida considerada ‘’não nobre’’.

O sucesso da festa foi absoluto, tanto que o povo resolveu comemorar todo ano na mesma data, até que em 1840 chegou em Munique, onde ganhou novo sentido, mas parecido realmente com o festival do que uma típica festa de casamento, com barraquinhas oferecendo comida, atrações de todos os tipos e artistas de outros locais, que utilizam do festival para divulgar seus trabalhos. Mas pera, e a cerveja?

Apenas em 1918 a cerveja passou a ser servida e consumida no festival, rapidamente se tornando uma característica do festival, além dos vários tipos e sabores, a quantidade de cerveja servida é grandiosa, hoje estima-se que seja consumido cerca de 7 milhões de litros de cerveja por Oktoberfest.

E o que o Brasil tem a ver com tudo isso?

Bom, a Oktoberfest de Blumenau teve sua primeira edição em 1984, com 10 dias de festa, que reuniu basicamente 102 mil pessoas! O sucesso foi enorme e a partir dai o festival passou a ocorrer todo ano, atraindo pessoas de vários locais e vários tipos diferentes de artistas.

Hoje o festival é gigante e incrível tanto na Alemanha quanto no Brasil, a cultura, gastronomia e tradições alemãs estão em cada cantinho da festa.

Como é o Oktoberfest?

Além de tudo já explicado, em relação aos acontecimentos do evento, temos no primeiro dia a abertura oficial do evento com o desfile de carros enfeitados e a sangria do primeiro barril de chope da festa. O desfile ocorre nas principais ruas de Blumenau e segue até o Parque Vila Germânica, que ganhou este nome devido a arquitetura típica do país de origem da festa. No decorrer dos dias de festival temos apresentações folclóricas de grupos de dança alemã, bandas de música tradicional e muita gastrônoma típica.  No encerramento acontece o concurso realeza, onde se escolhe a rainha e princesas que divulgarão o evento e irão incrementar para mais uma linda edição no ano seguinte.

Está a fim de curtir experiências únicas com um tratamento diferencial e exclusivo, deixe nos comentários suas dúvidas ou seu e-mail que estaremos entrando em contato. Aqui temos os pacotes, as rotas e atendimento exclusivos para vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat
//]]>