As atrações de Vassouras, no Vale do Café

O que conhecer em Vassouras
O que conhecer em Vassouras
Previous
Next
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Também conhecida como a “Cidade dos Barões”, a cidade de Vassouras se encontra localizada no Vale do Paraíba Sul Fluminense, sendo considerada uma importante cidade do Vale do Café primordialmente pelo legado histórico do qual marcou no Século XIX com a grande produção e exportação de café.

Além disso, é uma cidade muito charmosa que reserva inúmeras atrações que certamente irão lhe agradar, pois, preservam a história por meio de fazendas, estradas, igrejas e antigos casarões que pertenceram aos grandes barões do café, dos quais também marcaram e fizeram parte da rica história do Brasil Imperial.

Ou seja, as atrações da cidade de Vassouras no Vale do Café farão com que você faça uma incrível viagem no tempo de volta ao passado, com pontos turísticos que encantam pela cultura e história que apresentam.

Então, confira a seguir as principais atrações da cidade de Vassouras e um pouco de tudo o que você poderá fazer no Vale do Café.

São muitas as possibilidades, mas, aqui elencamos os principais pontos turísticos e atrações da cidade de Vassouras, confira a seguir.

Protegido pelo IPHAN desde 1958, o Centro Histórico de Vassouras compreende um dos grandes principais conjuntos urbanos e paisagísticos fluminenses, fruto do ápice econômico gerado pela grande exportação de café da região no século XIX.

Seu eixo principal é caracterizado pela Rua Barão de Vassouras, da qual apresenta pontos como: a Câmara Municipal, a Praça Barão de Campo Belo, a estação ferroviária, o Chafariz Monumental, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e o Paço Municipal.

As ruas ao seu entorno também possuem outros imóveis que completam sua bela arquitetura, como por exemplo: a Casa do Barão de Itambé, a Casa da Cultura, o Lar Barão do Amparo.

Também há a praça Sebastião Lacerda, onde fica localizada a casa das 14 janelas, figueiras centenárias exuberantes e o Chafariz D. Pedro II.

Veja a seguir uma lista com os principais pontos turísticos de Vassouras:

Certamente esta é uma parada obrigatória para tirar fotos, a Praça Barão de Campo Belo possui belíssimas palmeiras imperiais e ao seu redor é possível observar a presença de antigos edifícios coloridos.

Como é o caso do Paço Imperial que já foi Palacete do Barão do Ribeirão e do Visconde de Cananéia, assim como foi posteriormente: cadeia, hotel, fórum, sede da prefeitura, Câmara Municipal. Hoje o Paço Municipal abriga a sede do IPHAN na região

Localizada na Praça também temos a Igreja Matriz Nossa Senhora de Conceição, da qual apresenta traços neoclássicos, sendo um cenário perfeito para belos retratos.

Essa Igreja foi construída em 1857, e também já foi uma das principais locações de Presença de Anita, minissérie da TV Globo.

O Centro Cultural Cazuza também fica na Praça Barão de Campo Belo exatamente onde a casa da mãe de Cazuza, a Lucinha Araújo, nasceu, lugar esse onde ele também passou muitas férias.

Essa construção também é protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O segundo andar desse espaço é inteiramente dedicado a Cazuza, onde há, muitos itens que ele usou em sua infância assim como no restante de sua vida, são letras de música, peças de roupa e fotos de show. O Centro Cultural também possui programação de exposições e concertos.

Com mais de 100 anos a Estação Ferroviária conta com uma antiga locomotiva onde é possível subir e conferir um pouco de como era o seu funcionamento, sendo possível visualizar um compartimento do qual era usado para colocar o carvão, sendo o combustível desse antigo meio de transporte. Em seu prédio temos o funcionamento do Memorial do Trem.

Também conhecida como Chácara da Hera essa Construção foi realizada em 1830, sendo a residência onde viveu a família de Joaquim José Teixeira Leite, esse palacete possui 22 cômodos com mobiliário, biblioteca, quadros, objetos de decoração e roupas da primeira metade do século XIX.

O Museu Casa da Hera abriga um verdadeiro exemplar de residência dos barões e senhores dos tempos do café.

Além disso, esse acervo ainda conta com um antigo piano e jardim de inverno, o último é inclusive considerado como uma atração à parte, já que possui rosas centenárias e um lindo túnel de bambu.

Para visitar o Museu Casa da Hera é necessário realizar um agendamento prévio.

Para que seu agendamento seja realizado você pode acessar: Museu Casa da Hera, e enviar sua solicitação para casadahera@museus.gov.br .

Horários de funcionamento do Museu:

Chácara – de segunda a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Casa – de terça a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Esses são os principais pontos turísticos de Vassouras, essa charmosa cidade do Vale do Café.

Gostou da sugestão de Roteiro para passeio? Faça um comentário ou compartilhe com os amigos.

Nos da Voyager / Viandar fazemos viagens a Vassouras saindo da cidade do Rio de Janeiro, se hospedando por lá e com tour pela cidade já inclusos!

Caso queira conhecer esse destino conosco, nos mande uma mensagem!

Ficou alguma dúvida?

ONDE ESTAMOS

ENVIE UMA MENSAGEM

As atrações de Vassouras, no Vale do Café

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *