Clique aqui para obter sua versão para impressão

Alter do Chão, o Caribe da Amazônia

 

O Caribe Amazônico ainda é pouco explorado no turismo nacional. O local é uma vila de pescadores que fica a 35 quilômetros de Santarém, a segunda maior cidade do Pará. A água transparente do Rio Tapajós deixa a paisagem paradisíaca, com areia branquinha e muita natureza intocada nos arredores. Alter é perfeito para relaxar, já que suas praias têm cadeiras e mesas – literalmente – dentro d’água, comidas regionais deliciosas e uma estrutura turística rústica, mas bem completa. Fazer um passeio de barco é obrigatório, assim como admirar o pôr do sol, tomar banho de igarapé e provar um tambaqui na brasa, um dos peixes típicos da região. A época de seca do Rio Tapajós é a mais recomendada para visitar a região, entre os meses de agosto a janeiro, pois são formadas ilhas e faixas de areia perfeitas para tomar banho em verdadeiras praias de água doce. 


O que fazer em Alter do Chão

Ilha do Amor

Durante a época da seca é formada uma ilha de banco de areia com formato de coração, por isso o nome Ilha do Amor. Ela está localizada no centrinho da cidade, sendo de fácil acesso. Por lá há diversas barraquinhas que servem “belisquetes”, como iscas de peixe, ou ainda o almoço completo, como um churrasco de tambaqui com cerveja gelada.

Praça Sete de Setembro

A praça fica no centrinho de Alter, onde tem restaurantes, pousadas e lojas. A dica é que o wi-fi é gratuito por lá. No meio da praça ficam várias barraquinhas com tacacá e vatapá, pratos indígenas típicos da região (uma delícia!). Eles custam cerca de R$ 7, além de pastéis, sucos e muitas trufas de cupuaçu. Outra dica é experimentar o mingau de banana, muito gostoso.  É lá também que ficam vários guias oferecendo passeios, além do principal mercado da cidade, onde fica o único caixa eletrônico.

Ponta do Cururu

O lugar fica a poucos minutos de lancha a partir da Praia do Amor e é um passeio imperdível por ter um pôr-do-sol maravilhoso. Não há nenhuma estrutura no local, o que faz com que o passeio seja ainda mais relaxante e cheio de botos. É possível ir andando até lá, seguindo pela Ilha do Amor numa caminhada de cerca de 2 horas.

Praia de Pindobal

A faixa de areia fica no município de Belterra, onde já existiu um dos maiores seringais do mundo. Na época, o lugar era explorado pelos norte-americanos, que deixaram sua marca na arquitetura de algumas casas. A praia é linda, sobretudo por aparentar ser realmente mar já que não se vê a outra margem do rio, mas costuma ficar bem cheia nos finais de semana e feriados. É possível ir de barco, a meia hora da Praia do Amor, ou de carro.

Como chegar em Alter do Chão

Avião

Há um aeroporto em Santarém, cidade que fica a 37km de Alter do Chão.  Quando chegar, a melhor maneira de ir até Alter é de táxi e a viagem custa em torno de $ 100.

Barco de Manaus até Santarém

Há uma viagem roots, de dois dias, em um barco de redário que sai de Manaus até Santarém. Se quiser saber mais, dá uma olhada nessa matéria do Viaje na Viagem. Tem também a opção de sair de Belém ou voltar Santarém-Belém, mas ai a viagem é um pouco mais longa.

Transporte terrestre

Perrengue total, porque as distâncias são muito grandes, tanto de Manaus até Santarém (2112km, pela BR-230), quanto vindo de Belém (1511km, pela PA-457). Além disso, as estradas não são muito boas.

Outras dicas

Não deixe de ir no Lago Preto e no canto mais afastado do Lago Verde. Mas tome sempre cuidado com as arraias de rio, já que dizem que a ferroada é uma dor horrorosa e pode atrapalhar muito a sua viagem.  Apesar de ter um caixa eletrônico no mercado da praça principal, se for em alta temporada é sempre recomendado levar dinheiro vivo, já que muitos passeios só podem ser pagos em espécie.

Está a fim de curtir experiências únicas com um tratamento diferencial e exclusivo, deixe nos comentários suas dúvidas ou seu e-mail que estaremos entrando em contato para atender nossos queridos clientes . Aqui temos os pacotes, as rotas e atendimento exclusivos para vocês!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat
//]]>